Homem que vive sem dinheiro constrói o primeiro bar grátis do mundo

Já falamos aqui sobre Mark Boyle, conhecido como o “homem sem dinheiro”. Mark está desenvolvendo o projeto de permacultura na Irlanda chamado An Teach Saor. Ele pede doações para finalizar este incrível trabalho, que será um centro comunitário e irá oferecer oficinas, performances, palestras, alojamentos e frutas dos pomares, jardins e estufas do local. E, claro, para um típico inglês como Mark, não poderia faltar um pub, que também fará parte do projeto. O mais interessante é que as pessoas poderão usar tudo isso gratuitamente!

O principal objetivo é oferecer um espaço no qual as pessoas possam aprender, criar e compartilhar.“Queremos criar um local onde as pessoas possam explorar livremente comida selvagem, jardinagem, arte, educação, fabricação de cerveja, música, filosofia, apicultura, peripécias circenses, fitoterapia, plantas perenes, construções naturais, e muito mais” diz Mark. Ele e uma equipe de voluntários dedicados estão construindo a propriedade com materiais naturais e reciclados.

Este trabalho de amor é baseado na ideia de uma economia de troca, em que aqueles que recebem favores são incentivados a pagar de uma outra forma. Mark foi estudar economia quando encontrou os ensinamentos de Gandhi e percebeu que a destruição social e ecológica que o mundo está enfrentando decorre de ganância e de uma separação entre as pessoas e o que elas consomem. “Se todos nós cultivássemos nossa própria comida, não iríamos desperdiçar tanto, diz ele.

Boyle viveu por mais de três anos sem gastar um único centavo. Além de plantar sua própria comida, ele vivia em uma caravana e andava a pé ou de bicicleta para se locomover.

homem sem dinheiro 01

homem sem dinheiro 02

homem sem dinheiro 03

homem sem dinheiro 04

homem sem dinheiro 05

homem sem dinheiro 07

homem sem dinheiro 08

homem sem dinheiro 09

homem sem dinheiro 10

homem sem dinheiro 11

Todas as fotos: Divulgação